quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Informação: Pipocas diminuem risco de cancro....

As pipocas (milho) e outros cereais contém substâncias conhecidas como polifenóis que têm o potencial de diminuir o risco de cancro e doenças cardíacas.

O estudo foi apresentado por cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, durante a 238ª Reunião da American Chemical Society (ACS), em Washington, nos Estados Unidos, segundo a BBC.

Os polifenóis são a principal razão pela qual frutas e legumes - e alimentos como chocolate, vinho, café e chá - são conhecidos pelo seu potencial em diminuir o risco de doenças.

Até agora, acreditava-se que esses cereais eram alimentos saudáveis e ajudavam a combater o cancro e doenças cardíacas por causa do seu alto teor de fibra, mas segundo os autores do estudo, ninguém tinha ainda comprovado a presença, em quantidades elevadas, de polifenóis.

Segundo os cientistas, a quantidade de antioxidantes encontradas em cereais integrais é comparável à encontrada nas frutas e legumes, por grama.

Os polifenóis são substâncias químicas encontradas em muitas frutas, legumes e outras plantas, como frutas vermelhas, nozes, azeitonas, folhas de chá e uvas. Conhecidos como antioxidantes, eles removem os radicais livres do corpo, que são substâncias que têm potencial de deteriorar células e tecidos do corpo. Os cereais integrais com maior quantidade de antioxidantes são feitos com trigo, milho, aveia e arroz.

Sentido das Letras


3 Comentários:

opinião própria disse...

É sempre bom aprender...

Anónimo disse...

É verdade.
O lado negativo está no tempero delas, já que quer o açúcar quer o sal são altamente prejudiciais.

Marco Marques disse...

quase todos os dias somos brindados com essas "verdades" de estudos feitos po "grandes cientistas" no entanto continuamos a morrer de cancro todos os dias.
acho que só no dia em que as farmaceuticas deixarem de ganhar fortunas com os medicamentos para "ir tratando" o cancro estaremos mais proximos de achar a sua cura.
enquanto esse dia não vem, que venham as pipocas, com mel se faz favor

ja agora segundo um estudo feito á alguns seculos na antiga grecia, a cicuta tambem curava o cancro, tal como outras enfermidades, nunca mais ninguem se queixava depois de a tomar