quarta-feira, 6 de maio de 2009

Paris Hilton e a gripe suína....



Paris Hilton cometeu mais uma gafe daquelas ao ser questionada por um paparazzi se ela tem medo de apanhar a gripe suína. Confiante de si mesma, a socialite disse que a epidemia não a atinge, por “não comer carne de porco”, segundo informações do site Celebitchy.

Duhhhh...


O que é gripe suína?

A “Gripe suína” ou “Influenza suína” é uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa, dos suínos, causada por um dos vários vírus influenza A suína.

Tende a ter elevada morbilidade e baixa mortalidade (1-4%). O vírus é transmitido entre os suínos pelo ar, por contacto directos e indirectos, e por suínos portadores assintomáticos.

Surtos em suínos ocorrem durante o ano inteiro, com maior incidência no Outono e Inverno, em zonas temperadas. Muitos países vacinam rotineiramente as populações suínas contra esta gripe.

Os vírus da gripe suína mais comuns são os do subtipo H1N1 (enquanto o da gripe das aves era H5N1, não sei se se lembram), mas outros subtipos são também circulam em suínos (ex., H1N2, H3N1, H3N2). Os suínos também podem ser infectados com o vírus da gripe das aves e com vírus da gripe sazonal humana, para além dos vírus da gripe suína.

Às vezes, os suínos podem ser infectados com mais de um tipo de vírus ao mesmo tempo, o que pode permitir que os genes dos vírus se misturem. Isto pode resultar num vírus da gripe que contém genes de várias fontes, chamando-se um vírus reassortant.

Embora os vírus da gripe suína sejam normalmente específica da espécie suína, por vezes conseguem ultrapassar a barreira das espécies provocando doenças em seres humanos.

Quais são as implicações para a saúde humana?

Esporadicamente, têm-se verificado surtos de gripe suína em humanos. Geralmente os sintomas clínicos são semelhantes aos da gripe sazonal, variando desde assintomático até a pneumonias graves que resultam em morte.

Como esta gripe se assemelha às outras gripes e a outras infecções respiratórias, a maioria dos casos foram detectados por acaso, durante a vigilância da gripe sazonal normal. Assim, os casos moderados e leves podem ter “escapado” e não ter sido detectado, de modo que a verdadeira extensão desta doença nos seres humanos não é conhecida.

Como é que as pessoas ficam infectadas?

As pessoas costumam apanhar a gripe suína a partir de suínos infectados: através do ar. (Comer carne de suínos doentes não transmite a doença!!!)

Esta gripe pode ainda ser transmitida pessoa-a-pessoa (pelo ar!!!, mas em contacto próximo e em grupos fechados de pessoas), se uma delas estiver infectada. (Isto não acontecia na gripe das aves, em que só se apanhava a doença se se estivesse em contacto com aves infectadas).

O “problema” desta doença é mesmo este: ser transmissível pessoa-a-pessoa, o que, com a “globalização”, faz com que a doença se espalhe rapidamente.

É seguro comer carne de porco e de produtos?

Sim. A gripe suína não é transmissível às pessoas através da alimentação, desde que a carne (de porco) e derivados sejam preparados normalmente.

O vírus da gripe suína é morto se se cozinhar a temperaturas de 70 ºC, temperatura esta que é atingida normalmente na preparação da carne de porco e outras carnes

Qual o risco de pandemia?

É provável que a maioria das pessoas, especialmente aqueles que não têm contacto regular com suínos, não possuam imunidade para o vírus da gripe.

Quando um vírus (qualquer vírus!) consegue transmitir-se humano-a-humano, pode provocar uma pandemia. No entanto, o impacto da pandemia provocada por um vírus é difícil de prever, pois depende da virulência do vírus, da imunidade existente entre as pessoas, da protecção que uma pessoa pode ter devido a já ter tido uma gripe sazonal (anticorpos adquiridos) e de outros factores do hospedeiro (ex: idade, se tem o sistema imunológico baixo, etc.).

Não se sabe, portanto, qual o impacto que este vírus vai provocar, assim, nada como estar atento à OMS, e nada de entrar em pânico, porque não ajuda ninguém. Se se lembrarem, na gripe das aves foi uma corrida ao “Tamiflu” e não deu em nada.

Existe uma vacina humana para proteger da gripe suína?

Não existem vacinas que contenham o vírus da gripe suína actual, que provoca a doença em seres humanos.

Não se sabe se a actual vacina anti-gripe sazonal pode proporcionar alguma protecção.

Os vírus da gripe mudam muito rapidamente. É importante desenvolver uma vacina contra a estirpe do vírus que circula actualmente para se proporcionar uma protecção máxima às pessoas vacinadas. Esta é a razão pela qual se precisa do acesso a tantos vírus tanto possível, a fim de seleccionar o candidato mais adequado vírus vacinal.

Que medicamentos estão disponíveis para o tratamento?

Existem duas classes de medicamentos,

1) adamantanes (amantadina e remantadina)

2) inibidores da gripe neuraminidase (oseltamivir e zanamivir)

A maior parte dos casos previamente relatados gripe suína recuperou totalmente da doença sem necessitar de cuidados médicos e sem medicamentos antivirais.
Alguns vírus influenza desenvolvem resistência aos medicamentos antivirais, que limita a eficácia do tratamento. Os vírus obtidos a partir de casos recentes em humanos, são sensíveis ao oselatmivir e zanamivir mas resistente à amantadina e remantadine.

Para proteger-se, a prática geral de medidas preventivas para a gripe:

- Evitar contacto estreito com as pessoas que parecem mal e que têm febre e tosse.

- Lavar as mãos com água e sabão com frequência e cuidadosamente.

- Praticar bons hábitos de saúde adequados, incluindo dormir, comer alimentos nutritivos e manter-se fisicamente activo (para que o sistema imunológico funcione!).

Se houver uma pessoa doente em casa:

- Experimente colocar a uma pessoa doente numa secção separada da casa. Se isso não for possível, mantenha o paciente, a pelo menos 1 metro de distância dos outros.

- Cubra boca e o nariz quando cuidar doente.

- Lave as mãos cuidadosamente com água e sabão após cada contacto com o doente.

- Tente melhorar o fluxo de ar na área em que fica o doente. Use portas e janelas para tirar partido das brisas.

- Mantenha o ambiente limpo.

O que devo fazer se acho que tenho gripe suína?

Se se sentir mal, com febre alta, tosse e/ou dor de garganta:

- Fique em casa e mantenha-se afastado do trabalho, escola ou multidões, tanto quanto possível.

- Descanse e tome líquidos em abundância.

- Cubra a boca e o nariz com tecidos descartáveis ao tossir e espirrar, e descarte-os adequadamente.

- Lave as mãos com água e sabão com frequência e cuidadosamente, especialmente após tossir ou espirrar.

- Informe familiares e amigos sobre a sua doença e procure ajuda para as tarefas domésticas que requerem contacto com outras pessoas, como ir às compras.

- Telefone ao médico e/ou centro de saúde.

Se precisa de atenção médica:

- Contacte o seu médico telefonicamente e relate os seus sintomas. Explique porque acha que tem gripe suína (por exemplo, se tiver viajado recentemente para um país onde existe um surto de gripe suína em seres humanos). Siga os conselhos dados pelo médico.

- Se não for possível entrar em contacto telefonicamente com o médico a comunicar a sua suspeita de gripe suína, faça-o mal chegue ao hospital/centro de saúde. Tome cuidado para cobrir o nariz e a boca durante a viagem.

Fonte: Blog Fama Show, André Barbosa

1 Comentário:

Marco Marques disse...

paris hilton está imune a qualquer tipo de gripe, pois qualquer virus co, u, minimo de bom gosto e inteligencia foge dela a 7 pés
no entanto, que bom que seria umas viroses dedicadas a determinadas areas da vida politico-social
gripe das tias por exemplo, gripe dos ministros, gripe dos juizes incompetentes, gripe do pseudo jetset, gripe dos comentadores politicos, gripe dos partidos politicos, gripe das bixonas saltitonas que se julgam superiores ao resto da população, gripe dos corruptos....
era bom não era? é que ou eramos radicais como por exemplo os egipcios que começaram logo a matar os porquitos, ou então deixavamos a pandemia fermentar nas calmas até deixarmos de ter espaço para os enterrar, ou incenerar, agora até ja o podemos fazer na cimenteira
era só uma ideia