sexta-feira, 24 de abril de 2009

Chocolate como combustível alternativo?


Soluções alternativas como a electricidade, hidrogénio ou o gás natural podem vir a render-se ao…chocolate! Uma equipa de estudantes britânicos está a desenvolver um carro de corrida movido a chocolate e óleos vegetais.

O ecoF3 é resultado da pesquisa de um grupo de estudantes da universidade de Warwick, no Reino Unido, que pretende que o carro - ou pelo menos algumas das suas soluções venham a ser adoptadas no futuro na competição, nomeadamente na Formula 1.

O ecoF3 tem um volante feito de cenouras, uma carroçaria feito de batatas e um banco construído à base de soja. A mistura de fibras vegetais derivadas da produção de resinas dão forma a muitos dos seus componentes, enquanto óleos derivados de chocolate, plantas e outros materiais são refinados para a produção de combustível e lubrificantes.

Para o primeiro protótipo, os responsáveis do projecto recorreram ao chassis e respectivo design de um monolugar de Formula3, embora, tanto o carro como o motor não cumpram os actuais regulamentos da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Com o ecoF3, os seus responsáveis querem provar que um carro amigo do ambiente não tem de ser necessariamente lento. Sem adiantar detalhes técnicos, revelam apenas que o ecoF3 será capaz de superar os 233 km/h de velocidade máxima.

Fonte: Auto Portal

1 Comentário:

Marco Marques disse...

ja estou a ver o preço dos toblerone, milkas e moncherris a aumentarem de dia para dia